M-CHAT – Ferramenta de Rastreio para Autismo no Consultório do Pediatra

 

10411323_752489148118555_2029935925936991523_n

Rita Camargo – Pediatra

A Sociedade Brasileira de Pediatria desenvolveu um novo Departamento Científico, a Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Embora ainda não haja disponível tal especialidade, há um empenho da Sociedade em conscientizar os pediatras para os transtornos de desenvolvimento focados na identificação precoce de situações de risco para encaminhamento.

Em abril de 2017, a Sociedade de Pediatria passou a recomendar que uma ferramenta de rastreio para identificar sinais de risco para autismo seja realizada pelo pediatra na consulta entre os 18 e 24 meses.  Esta recomendação surgiu por conta da sanção da Lei nº 13.438/2017, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a adotar protocolos padronizados para a avaliação de riscos ao desenvolvimento psíquico de crianças de até 18 meses de idade. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de abril e começa a valer 180 dias depois.

A ferramenta orientada se chama M-CHAT.

O M-CHAT é um questionário simples, fácil de ser aplicado. O treinamento exigido na sua aplicação é mínimo e auto-explicativo, e as crianças que forem consideradas de risco devem ser encaminhadas para avaliação com especialistas.

Note que o M-CHAT não é ferramenta de diagnóstico, e sim de rastreio, apresenta falsos positivos, e apenas serve de orientação para identificar precocemente aquelas crianças que estão no espectro, para que recebam intervenção o mais cedo possível.

Nosso país ainda engatinha nessa área. A ideia de esperar para ver nos atrasos do desenvolvimento ainda é bem difundida entre médicos e comunidade. Depois de detectado, a disponibilidade de terapia efetiva e acessível é bastante limitada. Além disso, programas completos de intervenção precoce são praticamente inexistentes na maior parte dos lugares.

Porém, o mundo muda a um passo de cada vez. Cada pessoa que se encaminha na busca de novas soluções e melhorias abre caminho para a mudança.

Vamos melhorar o prognóstico de nossas crianças, atentando para os sinais precoces de autismo, de forma a nossas crianças terem as melhores oportunidades de desenvolvimento.

Alguns links interessantes:

Este link abaixo é um artigo de dezembro de 2013 publicado no Pediatrics validando esta ferramenta para uso pelo pediatra no consultório em crianças de 18-24 meses.

http://pediatrics.aappublications.org/content/133/1/37.abstract

 

Abaixo o link para o M-CHAT Revised da Autismo e Realidade, que foi elaborado em parceria com a SBP.

http://autismo.institutopensi.org.br/ferramentas-de-apoio/instrumentos-diagnosticos/escalas-m-chat/

Documento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatra sobre a Recomendação do M-CHAT

http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/04/19464b-DocCient-Autismo.pdf

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s