Ler para crianças: como começar – de 1 a 3 anos – com sugestões de livros

A1

Rita Camargo – Pediatra

Incentivar a leitura é importantíssimo para o desenvolvimento da criança. Estudos demonstram que crianças cujos pais leem mais de 15 minutos diariamente atingem maiores escores cognitivos, com melhores escores de leitura e letramento, bem como melhora na concentração.

Porém, frequentemente, ler para crianças pequenas é algo mais fácil de falar do que de fazer.

O bebê deve receber seu primeiro contato com os livros por meio de livrinhos de banho, livros de figuras de papelão grosso, livros de texturas e livros-fantoche. Ali, já começamos a mostrar imagens, estimulando a criança a apontar as figuras e manusear o livro.

Aí, chega o momento em que precisamos começar a leitura de histórias, e frequentemente nos deparamos com várias dificuldades: a criança que não pára, a história que não é interessante…

Neste post, me disponho a oferecer algumas contribuições que podem ajudar nesses primeiros passos, bem como dicas de livros iniciais:

Inclua a leitura na rotina diária – ter um horário específico para ler para seus filhos, e fazê-lo consistentemente faz com que a criança passe a esperar este evento e se habitue com a leitura, progressivamente.

Tenha duas ou três histórias que se revezam, diariamente. Leia sempre estas histórias, evitando muita variedade de início. Pode ser necessário, claro, trocar de livro quando ele não está dando muito certo, mas é importante que não se apresente muitas variedades. É importante que a criança passe a conhecer a história, e eventualmente a decore. Com o tempo, vá adicionando mais histórias, uma a uma.

Interaja com a criança, junto com o livro, fazendo perguntas sobre as figuras, associando com eventos conhecidos a ela, e perguntando sobre a história.

Assim que ela conhece bem a história, leia interrompendo a frase no final para que a criança a complete. Ex: Faço as coisas que gosto, e com isso faço ______ (bem). Gosto dos bons conselhos, mas faço o que me _____ (convém). Quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ____ ninguém (retirado do livro – Bom dia todas as cores- Ruth Rocha)

Pergunte a criança o que vem na próxima página, antecipando os eventos ocorridos na história.

Dicas de leitura:

Abaixo deixo algumas sugestões iniciais de livros, que funcionaram muito com meus três filhos para que comecem a prestar mais atenção na história do livro.

apertada sem espaco

 

– Apertada e Sem Espaço – Julia Donaldson

Uma história rimada, muito divertida, em que uma velhinha pede ajuda ao velho sábio sobre sua casa ser tão apertada e sem espaço. Então, ele a orienta colocar vários bichos para dentro de sua casa – a galinha, a vaca, o porco, o bode… Cada página é a diversão para a criança, que passa a antecipar a próxima página, acompanhando a história.

 

 

61d1EYVhd7L._SX393_BO1,204,203,200_

– O Macaco Danado – Julia Donaldson

Da mesma autora do anterior, é a história de um macaquinho que se perdeu de sua mãe. A borboleta vem ajudá-lo. Ele descreve a mãe, e a borboleta leva ele a bichos errados que possuem a característica descrita, como: Minha mãe é maior do que eu. Ah, então eu sei quem é – vira a página – e é o Elefante! Também cria a antecipação da página seguinte e o acompanhamento da história.

 

 

grufalo

– O Grúfalo – Julia Donaldson

O mais clássico e mais vendido dos livros da Julia Donaldson, é um pouco mais avançado, mais extenso, mas também divertido. O Ratinho consegue convencer a cobra, a raposa, a coruja que ele á amigo de um imaginário Grúfalo que ele inventou. Qual a surpresa quando ele se depara com o próprio Grufalo. Então, o esperto ratinho mostra ao Grúfalo que os outros animais – a cobra, a raposa e a coruja – têm medo dele. Divertido e rimado, pode ser usado mais posteriormente.

 

quem tem medo

– Quem tem medo de monstro – Ruth Rocha

Neste livro, a Ruth Rocha trabalha os medos mostrando que cada um dos monstros têm medo um do outro. Livro rimado, em que o fantasma – tão assustador – tem medo do: pirata!! Cada página é uma antecipação do próximo monstro.

 

 

 

 

a arvore das estações– A árvore das Estações que Vem e Vão –

Britta Treckentrup

Um livro mais sério, por assim dizer… Com uma pictografia perfeita, a coruja na árvore observa as estações do ano e as modificações em sua árvore e seus arredores. Também rimado, com frases curtas, muito colorido. Ótimo para interagir com a criança, perguntando coisas a ela sobre as figuras e sobre o clima.

 

 

chapeu de volta– Quero meu chapéu de volta – Jon Klassen

Este livro é uma jóia! O urso procura seu chapéu, perguntando primeiro ao esquilo, à tartaruga, ao coelho se viram seu chapéu. Acontece que o coelho está usando seu chapéu. No início o urso não percebe, mas depois ele volta e confronta o coelho. O confronto é não verbal – apenas a imagem de um olhando o outro. Na próxima página, aparece apenas o urso de chapéu – dizendo que adora seu chapéu. No final, meu marido e eu perguntávamos aos meninos o que houve com o coelho. Eles respondiam: foi embora. Está atrás da moita. Fugiu. O urso sentou nele. Com o tempo, e a maturidade, as crianças concluíram que o urso o comeu.

 

índice

– O Joelho Juvenal – Ziraldo

Juvenal era o joelho de um menino que pulava, corria, nadava, tropeçava, caía… Juvenal vivia todo machucado, é verdade, mas tinha muitos momentos alegres e felizes.

Um livro divertido, como vários outros do Ziraldo da mesma coleção, como “Os Dez Amigos” – que são os dedos das mãos.

 

 

Se você tem alguma dica de livro, comente no post, estou sempre interessada em conhecer mais livros e novas ideias! Preparando um post sobre livros para crianças entre 3 e 5 anos em seguida! Não percam!

#NOTA:  Estes livros geralmente precisam ser encomendados na livraria. São livros pouco conhecidos em sua maioria, e geralmente mais caros do que a média. A disponibilidade costuma ser limitada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s