“Eu olho o que você olha” — Atenção Compartilhada – Saiba o que é, e como é importante no desenvolvimento infantil

1555337_759474827419987_6567178962695905281_n

Rita Camargo, Pediatra

A habilidade do bebê, a partir dos 6 a 9 meses, de interagir com outras pessoas e se comunicar socialmente usando pistas não verbais, como apontar, sorrir ou fazer contato visual é essencial para o desenvolvimento social e da linguagem.

As crianças aprendem a se comunicar não verbalmente bem antes de aprender a se comunicar com palavras. Inúmeros estudos mostram que crianças que conseguem uma interação compartilhada com os pais ou cuidadores, apontando para coisas do seu interesse, trazendo objetos para atrair a atenção dos pais, aprendem a falar mais rápido.

Essa habilidade está significativamente prejudicada nas crianças com autismo, sendo este, junto com a diminuição no contato visual, um dos sinais mais precoces de autismo, perceptíveis bem antes de completar um ano de vida..

Em abril de 2018, o CDC publicou que a prevalência de autismo subiu de 1 em 68 crianças para para preocupantes 1 em 59 crianças. Cada vez mais, postula-se que haja algum fator ambiental multifatorial que seja responsável por esse aumento, além da explicação da modificação nos critérios diagnósticos. Sabe-se que a suspeição precoce e intervenção tem um impacto muito grande para o futuro da criança autista.

Em relação à Atenção Compartilhada, há uma distinção importante a ser feita: Solicitação de algo que deseja sendo diferenciada de verdadeira atenção compartilhada.

– Solicitar por algo que deseja: a criança aponta para o que quer, ou puxa o adulto para a direção daquilo que quer. Ela pode olhar para o adulto e depois de novo para o objeto de desejo. Este propósito não é social. Crianças autistas em geral são muito boas nisso. Esse é um ponto que faz muitos pais ficarem em dúvida se a criança é autista, porque elas conseguem mostrar o que querem.

– Verdadeira atenção compartilhada: a criança aponta para algum objeto, não porque o deseja, mas sim porque ela quer mostrar ao adulto algo que a interessou. Quer compartilhar seu interesse. Há um propósito social na interação. Em geral, crianças autistas não tem interesse nessas interações de  motivação mais social.

Quando pensamos em atenção compartilhada, a pensamos de dois modos:

1 – a criança respondendo a demanda de outra pessoa pela atenção. A pessoa olha e aponta para um carrinho de brinquedo e diz: “olhe esse carro!”. A criança responde seguindo o olhar da pessoa e aponta, e olha também para o carro. A criança também começa a olhar de volta para o olhar do adulto e de volta ao carro, confirmando que ambos estão compartilhando esse evento.

2 – a criança iniciando a atenção compartilhada. Como exemplo: a criança segura um brinquedo. Ela aponta para o brinquedo ou levanta para cima para mostrar, como a dizer: “olha para meu brinquedo!” e faz com que o adulto olhe para o brinquedo também.

* Considera-se que iniciar a atenção é mais complexo que responder à atenção compartilhada, porque indica que a criança é socialmente motivada. Motivação social é costumeiramente deficiente na criança autista.

Referência social também é importante.

Esta é caracterizada pela criança olhando para o adulto para ver se o adulto está vendo o que ela está fazendo. Também buscam olhar o rosto do adulto para avaliar a reação deste a um acontecimento inesperado, ou para ver se o que está fazendo é permitido ou seguro.

Este post se dedica a levantar um conhecimento aos pais sobre a importância da atenção compartilhada no desenvolvimento da comunicação, linguagem e social das crianças.

Então, brinque com seus filhos. Evite o uso excessivo de telas (TV, tablets, celulares) e estimule o olho no olho, o brincar e compartilhar brinquedos, compartilhar brincadeiras com seus pequenos.

Responda às demandas destes por atenção. LARGUE O CELULAR! Quando estamos no celular, perdemos inúmeras tentativas da criança de chamar a sua atenção e interagir.

Um beijo no coração.

Gostou do post? Compartilhe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s