Medo de Vacina? Proteja sua família!

vaccinationbaby2

Rita Camargo – Pediatra

Neste ano, a baixa adesão à vacina da gripe forçou o Ministério da Saúde a liberar a vacina para toda a população, de forma a não haver desperdício das doses. Para quem não sabe, a vacina da gripe precisa ser manufaturada anualmente, de acordo com os vírus mais prevalentes em cada ano. Assim, as doses preparadas para este ano devem ser feitas agora, senão elas perdem sua razão de ser.

Aqui em Santa Catarina, estamos vendo um número alto de internações por gripe A no estado, estando confirmados, em 01/06/2017, 110 casos. 107 desses, o vírus H3N2 foi o responsável, e apenas um caso de H1N1.

A vacina da gripe oferecida nos postos de saúde é trivalente, contempla proteção a este vírus, H3N2, assim como ao H1N1, e uma cepa do vírus da Gripe B.

Já a vacina da gripe particular, quadrivalente, além da proteção da vacina trivalente, protege também para mais uma cepa do vírus B. Está disponível para maiores de 3 anos de vida.

Estamos na estação dos resfriados. Existem dezenas de vírus disseminando entre a população, e a maioria deles não costuma causar mais do que febre, tosse e congestão nasal. Alguns deles podem causar doenças mais importantes em crianças pequenas e grupos de risco, mas para estes, a cobertura vacinal não está disponível.

Assim, é importante percebermos que a associação de fazer a vacina da gripe e ficar “gripado” é comum, e não está relacionado diretamente à vacinação, e sim aos diversos outros vírus que provocam sintomas de resfriado extremamente comuns nessa época.

Agora, na internet, sempre rola diversas postagens alarmistas e frequentemente inverídicas de reações graves às vacinas. Já foi dito que elas causam autismo, que é a causa da microcefalia do Zika, que causam diversas lesões e mortes. Enquanto é verdade que vacinas podem causar reações severas, essas ocorrem em uma frequência muito pequena, e todas elas têm segurança garantida para a população.

Vacinas protegem de doenças. Grupos antivacina vem crescendo no mundo, e já começamos a perceber aqui no Brasil pessoas que optam por não vacinar seus filhos. Estes são munidos de pseudociência, de medos infundados de vacina, e também de desconhecimento histórico, de quanto a vacinação das populações mudou o mundo, nos últimos 50 anos. Com isso, doenças que estavam praticamente erradicadas começam a voltar com força total, como o sarampo vem assolando a Europa, nos últimos meses.

Portanto, nessa próxima semana, busquem o benefício da vacinação, e imunizem-se, contra a gripe, e atualize seu esquema vacinal. Proteja sua família. Proteja a sua comunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s