Amamentação em Posição Reclinada – Abordagem neurobiológica da posição ao amamentar

388228_281245855242889_260126512_n

A amamentação tem sido incentivada de forma consistente nos últimos anos, e hoje vemos que a maioria das futuras mamães planeja amamentar. De fato, é de conhecimento comum hoje que a amamentação é a melhor opção de nutrição para o bebê, e que seus benefícios vão muito além dos primeiros anos de vida, com redução da obesidade, de doenças coronarianas no futuro, maior capacidade cognitiva… Está claro, então, que toda nova mamãe tem o enorme desejo de amamentar seu bebê.

Ainda assim, é observado em estudos que 92% das novas mamães relatam ter grande dificuldade em amamentar nas primeiras semanas de vida do bebê. Comumente, as mães são bombardeadas de informação, como o ajuste da pega, posições diversas para amamentar, entre outros ensinamentos. A amamentação requer um esforço por parte da mãe que frequentemente a deixa frustrada e esgotada.

Pois então, aqui vai uma boa notícia: a posição para amamentar pode ajudar, e muito, a resolver a maior parte dos problemas iniciais da amamentação, como a pega, produção de leite e dor ao amamentar.

Estudos em neurobiologia do recém nascido humano demonstram que os reflexos de sucção e outros reflexos primitivos são mais ativos e mais eficazes quando o bebê está na posição de barriga para baixo. Lembro-me de ter assistido vídeos quando estudante de pediatria em que um bebê acabado de nascer, colocado de bruços na barriga da mãe, consegue deslocar-se e encontrar o seio materno, e sugar o peito. Esta técnica é chamada de “breast crawl”. Abaixo o link do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=pZb14CB5U6M

Alguns pesquisadores em neurobiologia e em amamentação acabaram concluindo que, quando as mães assumem uma posição semi-reclinada para trás, confortável a ela, e posicione o bebê para mamar na posição de barriga-com-barriga, com o bebê de barriga para baixo, a amamentação tende a fluir com mais tranquilidade, diminuindo as dificuldades iniciais, simplesmente por utilizar dos reflexos biológicos mais eficientes do recém nascido, de buscar e fazer a pega no seio materno.

Estes estudos vêm sendo publicados recentemente, e estão provocando uma verdadeira revolução na visão das pessoas sobre amamentação.

Foi percebido que, mesmo com evidência demonstrando o benefício dessa posição de amamentação, a resistência por parte dos profissionais de saúde e das mães costuma ser uma barreira para o uso dessa posição ao amamentar.

Essa posição semi-reclinada para amamentar é advogada por vários especialistas. Ela tem sido chamada de Natural Breastfeeding position, Laid-Back Breastfeeding, ou Biological Nurturing.

Nessa posição, o bebê fica de barriga para baixo em contato com o corpo da mãe. Isso ativa seus reflexos de busca e sucção, e melhora sua coordenação, levando a uma sucção mais efetiva. Essa posição é apropriada em qualquer momento, mas ela ajuda especialmente nas primeiras semanas de vida do bebê, quando este não tem sustentação nem controle cervical suficiente para coordenar seus movimentos. Após quatro a seis semanas de vida, o bebê passa a ter um melhor controle do pescoço, sendo mais ativo na amamentação, conseguindo uma pega mais ajustada, então as mães relatam maior conforto ao amamentar.

Mamães, tentem este tipo de amamentação, e para saber mais, acessem estes videos que coloco abaixo. Infelizmente ainda não temos tradução para o português, mas são videos curtos, demonstrando a posição.

Esta informação é muito nova ainda em português, portanto ajudem a divulgar, compartilhando.

https://www.youtube.com/watch?v=hRyHR6jkFDU&index=4&list=PLtLqT69JHB4P0ENZL7qX982pyLA6g-kOi

https://www.youtube.com/watch?v=KYRg8DTbZCc&list=PLtLqT69JHB4P0ENZL7qX982pyLA6g-kOi&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=DiT6wPC6iIc&list=PLtLqT69JHB4P0ENZL7qX982pyLA6g-kOi&index=3

Aqui alguns dos artigos publicados sobre a posição:

http://www.biologicalnurturing.com/assets/Colson%20CL%20Vol%201-1.pdf

http://www.earlyhumandevelopment.com/article/S0378-3782(07)00242-3/abstract

E aqui, um folder descrevendo a técnica de posição pela La Leche League:

https://www.llli.org/docs/0000000000000001WAB/WAB_Tear_sheet_Toolkit/01_laid_back_breastfeeding.pdf

Bons estudos, mamães, e não esqueçam de compartilhar!

Beijo no coração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s