Ser mãe no Século XXI – Um Desafio em Mudança Constante

20140309-20140309-IMG_8132

Certamente, a maternidade nunca foi considerada a coisa mais fácil do mundo. Apesar disso, considero que ser mãe nos dias de hoje é um desafio como nenhuma geração anterior de mães passou, de forma geral. Há muito mais informação, mais consciência de que devemos mais acertar que errar, palavras de ordem diariamente, dizendo o que é o melhor e o pior a fazer pelos seus filhos.
Sem falar que temos preocupação com o meio ambiente, com o futuro dos nossos filhos neste mundo, com a exposição das crianças a toxinas nos produtos comuns…
Além disso, nossos filhos já nasceram de uma geração que é extremamente conectada, vinculada à internet, que se relaciona muito por redes sociais. Nos preocupamos com a exposição de nossos filhos à mídia, e também com a exposição destes na mídia. Nos preocupamos se estamos demais na internet e dando menos valor à interação. Todas já se sentiram culpadas de exagerar no tempo no Facebook em detrimento à atenção aos filhos.
Vivemos em um mundo em constante mudança. Há 5 anos não nos imaginávamos escravos dos smartphones como estamos hoje. Tenho dificuldade em imaginar como será o mundo quando meus filhos forem adultos. Não temos certeza para que tipo de mundo estamos os preparando.
Tenho publicado aqui posts com formato de “palavra de ordem”, como melhorar o sono do bebê, como fotografar melhor, como etc, etc. Na verdade, isto reflete uma necessidade minha, de ter uma base, uma linha, algo que eu consiga controlar diante de tanta incerteza.
Dito isso, neste post decidi fazer algo um pouco diferente: resoluções de que fazer para melhorar a vida de meus próprios filhos. Tenho pensado muito na dificuldade em decidir sobre o melhor para eles, tenho lido sobre diversos modelos educacionais, psicologia e comportamento infantil, e acabei decidindo que coisas mais simples aplicadas no dia a dia devem ter mais força em transformar meus filhos em melhores adultos do que seguir uma cartilha qualquer.

Eis então:

1. Diminuir a conectividade.
Reduzir o tempo passado na internet, no celular, computador. Drasticamente.
2. Tirar a TV de cena.
Claro que o canal de desenhos ajuda bastante no momento de preparar uma refeição, organizar algo em casa, ainda mais com três crianças pequenas. Porém tenho plena certeza que ela traz mais males do que bem. Com meu primeiro filho, tínhamos um plano de não deixá-lo assistir TV até os dois anos, e conseguimos cumprir durante o primeiro ano de vida dele. Com o nascimento dos gêmeos, a vida se tornou muito mais complicada, o tempo para fazer coisas e atender as demandas mais curto, e o efeito “Galinha Pintadinha” dá uma boa ajuda: as crianças quietinhas, hipnotizadas. Estamos projetando uma sala sem TV agora. Em seguida, acabarão as sessões de desenhos e filminhos rotineiros. Não será proibido, mas restrito.
3. Alimentação mais saudável.
Necessário dizer que preciso melhorar ainda neste ponto, embora nosso cuidado com a alimentação das crianças seja sempre o principal foco.
4. Atividade física.
Começar para ontem! Levanta desse sofá please!!
5. Brincar mais com meus filhos.
Dedicamos bastante tempo a eles, estou sempre criando uma atividade e outra. Gosto particularmente daquelas que fazem bastante sujeira, como fazer cupcake, pizza caseira, pintura, brincar com água. Quero poder dar mais oportunidade a eles conforme crescem e apreciam melhor tais atividades.

Não sei que mundo espera meus filhos, como serão suas relações de amizade, que tipos de conflitos terão que enfrentar. Muitas vezes me sinto pressionada pela necessidade de “fazer tudo certo”, sabendo que a lista de demandas é interminável, multiplicado infinitas vezes pelo mundo virtual. Melhor focar no que posso fazer agora, de concreto, que pode mudar nossa vida para melhor agora e no futuro. E que eu consiga sempre ter discernimento para poder acertar mais do que errar.

Beijo no coração.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s