Screening Precoce para Autismo – Uma Ferramenta para o Pediatra

1150242_614742585226546_1842767547_n

O diagnóstico de crianças no espectro do autismo vem aumentando. nas últimas duas décadas. As mudanças no DSM-V nos critérios para diagnóstico de transtornos espectro do autismo (TEA) modificaram, tornando o espectro mais largo, e eliminando subclassificações anteriores, como o Asperger, PDD-NOS (Pervasive developmental disorder not otherwise specified), etc.

À parte de críticas e defesas da nova classificação, é levantado nessa nova abordagem a importância da suspeita precoce, avaliação cuidadosa dos casos suspeitos e início de intervenção precoce multidisciplinar para melhorar o prognóstico destas crianças. As que recebem intervenção precoce e têm apoio familiar estruturado têm muito mais chance de serem pessoas produtivas e independentes na vida adulta.
A ferramenta que exponho neste post é o M-CHAT R/F (Modified Checklist for Autism in Toddlers – Revised with Follow Up).
O M-CHAT é um questionário simples, fácil de ser aplicado, e por orientação da AAP deve ser aplicado a todas as crianças entre 18 e 24 meses numa consulta de rotina com o pediatra. O treinamento exigido na sua aplicação é mínimo e auto-explicativo, e as crianças que forem consideradas de risco devem ser encaminhadas para avaliação com especialistas.
Note que o M-CHAT não é ferramenta de diagnóstico, e sim de screening, apresenta falsos positivos, e apenas serve de orientação para identificar precocemente aquelas crianças que estão no espectro, para que recebam intervenção o mais cedo possível.
Este link abaixo é um artigo de dezembro de 2013 publicado no Pediatrics validando esta ferramenta para uso pelo pediatra no consultório em crianças de 18-24 meses.

http://pediatrics.aappublications.org/content/133/1/37.abstract

Abaixo o link para o PDF do M-CHAT Revised. Caso tenham alguma dificuldade em abrir, mandem seu e-mail que eu envio o PDF. Está em inglês, ainda não foi traduzido.

http://www.autismspeaks.org/sites/default/files/docs/sciencedocs/m-chat/m-chat-r_f.pdf?v=1

Vamos aumentar nossa vigilância, favorecendo o prognóstico dessas crianças.
Beijo no coração.

Gostou do post? Compartilhe!

Deixe seu comentário.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s