FOTOGRAFANDO CRIANÇAS – DICAS DE COMO MELHORAR SEUS RESULTADOS

Que mãe não gosta de fazer fotografias de seus pimpolhos? Chegamos a abusar dos amigos, postando fotos dos nossos babies em redes sociais, nos orgulhando de cada façanha deles como se fosse a chegada à Lua. Só quem é mãe entende o sentimento…

Fotografar crianças é sempre um desafio. Quando recém nascido, queremos registrar de olhos abertos, depois o primeiro sorriso… Depois passam a ser móveis, e aí aumenta o desafio. Difícil conseguir o enquadramento perfeito, ajustar o horizonte, obter a melhor luz…

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a obter um resultado melhor nas suas fotos. Tentei deixar o mais simples possível para que seja útil à maior parte das pessoas.

Dica #1

Vá para o chão

Quando temos uma câmera na mão, há tendência de nos mantermos em pé e fotografarmos a criança de cima para baixo. Esta é a maneira que costumamos olhar para as crianças. Mas não se obtém um ótimo resultado fotográfico dessa maneira. Fotografar com a câmera ao nível da criança cria um resultado muito mais agradável à sua foto.

Heitor engatinhando
Heitor engatinhando

Dica #2

“Fill the Frame” (preencha o enquadramento)

Frequentemente colocamos o nosso elemento de destaque da fotografia nem tão em destaque assim. Quando for tirar um retrato (portrait photography) dê destaque ao rosto da criança, ou das crianças. Não há necessidade de colocar todos os elementos em uma fotografia, na maioria das vezes. Caso tenha tirado uma foto com pouco zoom, ainda há a opção de fazer um recorte (crop) nesta foto para enfatizar a criança.

note que o bebê está ocupando quase toda a fotografia
note que o bebê está ocupando quase toda a fotografia

Dica #3

Escolha bem sua luz

Quando fotografamos dentro de casa, comumente obtemos fotos tremidas, borradas, devido a pouca luminosidade. A câmera se obriga a usar uma velocidade de disparo mais lenta para que consiga ter luz suficiente para sensibilizar o sensor e registrar o momento.

Fotografia é a arte ou processo de produzir imagens pela ação de energia radiante, principalmente a luz, em um meio sensível (filme ou sensor). Trabalhar com a luz é o que todo fotógrafo faz. Saber escolher sua luz ou ajustar sua câmera para obter um resultado melhor com a luz disponível faz toda a diferença em uma foto.

Embora aqui seja preciso muitas vezes um conhecimento mais profundo do seu equipamento e retirada do modo automático, preferindo modos semimanuais ou manuais para melhor controle da luz, posso tentar dar umas dicas mais básicas que qualquer câmera pode conseguir.

  • Escolha uma janela grande bem iluminada, sem luz direta

Deixe seu objeto de fotografia de lado ou de frente para a janela. Evite fotografar contra a janela, ou contra a luz. Esta dica costuma dar resultados excelentes, uma iluminação bonita no rosto.

Luz da sacada sobre o rosto.
Luz da sacada sobre o rosto.
  • Aumente a luminosidade do local

Abra janelas, cortinas, acenda a luz à noite. Tente melhorar a luminosidade. Evite o flash da câmera sempre que possível. A luz do flash costuma dar uma luz “dura” (harsh), e seu resultado na maior parte das vezes é “unflattering” (descortês) com o sujeito. Ainda é ele o responsável pelas “white faces” em mulheres maquiadas com base com filtro solar ou que estejam usando filtro solar. Fuja dele sempre que possível.

  • Dias nublados = melhores fotos

Quando estiver ao ar livre, fotografar em dias nublados sempre dará um resultado muito melhor do que em dias ensolarados. A razão disso é a luz. Assim como o flash, a luz do sol direta também é “dura”, dando um resultado de contraste na iluminação que costuma ser menos estético. Quando está nublado, as nuvens funcionam como um difusor de luz, dando uma iluminação mais bonita.

A luz tende a ser mais "flat" (achatada). O resultado é razoável
A luz tende a ser mais “flat” (achatada). O resultado é razoável

O que posso fazer, então, em dias de sol? Fotografar à sombra ajuda bastante, tendo o cuidado de não fotografar contra a luz, ou que o plano de fundo não seja muito iluminado para que a exposição fique correta.

Tentar não pegar muito do fundo mais brilhante
Tentar não pegar muito do fundo mais brilhante
  • Nascer e Pôr do sol: the golden hour

Não vou me ater aqui em como fotografar o por do sol, que requer técnicas bem mais avançadas e realmente usar sua máquina em modos manuais. O foco é portrait photography (retratos).

A luz do sol ao nascer e ao se por é dourada, ilumina mais difusamente, e costuma dar resultados surpreendentes. Vale a pena fotografar iluminando, de lado ou de frente, com este tipo de luz.

luz dourada
luz dourada

Também é estético quando fotografamos contra a luz, obtendo silhuetas. Aproveite estes momentos para fotos bem legais com suas crianças.

contra o por do sol
contra o por do sol

Dica #4

Cuide de sua composição

  • Horizonte:Tente deixá-lo reto, e nunca no meio. Divida sua composição fotográfica em 3 partes, e alinhe em cima ou embaixo. Esta é uma das aplicações principais da Regra dos Terços em fotografia. Acredite, este cuidado somente pode te dar um resultado fotográfico bem mais profissional. Agrada aos olhos.
o horizonte alinhado no 1/3 inferior da foto
o horizonte alinhado no 1/3 inferior da foto
  • Deslocamento do elemento de interesse:

Evitar deixar o objeto de interesse na foto bem no meio, e sim mais deslocado em um dos lados (regra dos Terços novamente…). Também melhora bastante a composição.

Evite centralizar
Evite centralizar
  • Cortes (crops):

Evite cortar mãos, pés na fotografia. Esta é a dica mais difícil de ser seguida quando estamos fotografando crianças. Por experiência própria, digo a vocês: peco bastante nesse quesito.

Os cortes preferencialmente devem ser feitos no meio da coxa ou da perna, no meio do braço ou antebraço, mas nunca nas articulações. Deixar o topo da cabeça de lado em uma foto não costuma comprometer (vide acima a dica Fill the frame).

Veja que o minguinho foi cortado...
Veja que o minguinho foi cortado…

Dica #5

Edição da foto

Muitas pessoas usam filtros do Instagram ou outros programas para dar um efeito mais legal da foto. Não tenho uma dica específica aqui, este é o momento de brincar, ver como fica a foto de vários jeitos, fazer crops interessantes…

Particularmente prefiro o Lightroom para editar minhas fotografias. Bem completo embora não seja a coisa mais fácil de usar do mundo.

Aqui a palavra de ordem é experimentação.

Filtro envelhecido em fotografia
Filtro envelhecido em fotografia

Espero que gostem das dicas, e aproveitem bastante seus pimpolhos.

Beijo no coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s